TEFAL CLIPSO MINUT PERFECT 7,5L

CLIPSO MINUT PERFECT 7,5L Cozinhados perfeitos até ao último minuto

Clipso Minut Perfect, a panela de pressão em aço inoxidável 2 vezes mais rápida. Com capacidade para uma família e um design leve e prático, é a resposta perfeita para refeições rápidas e deliciosas.

Uma grande variedade de pratos confecionados de forma rápida e fácil!

A panela de pressão Clipso Minut Perfect é a resposta ideal para resultados perfeitos e rápidos.
 
Desde carne a peixe, legumes ou sobremesas, a Clipso Minut Perfect cozinha tudo 2x mais rápido que um tacho tradicional da Tefal.
 
Concebidas para durar vários anos, estas panelas de pressão dispõe de 10 anos de garantia na cuba de aço inoxidável, sendo 30% mais leves que uma panela de pressão convencional.
 
Com um sistema de abertura/fecho fácil com apenas uma mão, descubra o quão prático é cozinhar com esta panela de pressão que, graças ao seu sensor integrado, inicia automaticamente a contagem decrescente quando atinge a temperatura perfeita.
 
Cozinhados perfeitos até ao último minuto!







 

 

 

 

 

Dados essenciais
  • SENSOR DE TEMPERATURA E ALARME SONORO

    Equipado com um sensor integrado, o sistema de controle de cozedura inicia automaticamente a contagem decrescente quando atinge a temperatura ideal, emitindo um aviso sonoro assim que a sua refeição estiver pronta. 

  • RAPIDEZ

    Cozinha até 2x mais rápido quando comparado com um tacho tradicional da Tefal.

  • PRÁTICA

    30% mais leve que a Clipso® 8L da Tefal com capacidade similar

  • FÁCIL DE USAR

    Abertura e fecho simples, apenas com uma mão

  • PRESERVAÇÃO DAS VITAMINAS

    Até +80% de vitamina C preservada, quando comparado Clipso Minut vs cozedura de bróculos num tacho tradicional da Tefal

  • 5 SISTEMAS DE SEGURANÇA

    Uma cozedura a pressão ultra-segura

  • GARANTIA

    10 anos de garantia na cuba

Aspetos principais
Sistema de abertura/fecho Sistema em arco  
Material da cuba Aço inxidável  
Fonte de calor Indução - Gás - Elétrica - Cerâmica - Halogénio  
Revestimento interior/acabamento Aço inoxidável escovado  
Revestimento exterior/acabamento Aço inoxidável polido brilhante  
Temporizador inteligente    
Pegas Fixas  
Número de sistemas de segurança 5  
Sistema de libertação do vapor Suave  
Pressure indicator    
Compatível com máquina de lavar loiça    

Manual de instruções
Questões frequentes
É possível abrir a panela de pressão depois de a mesma arrefecer e quando a pressão interna tiver reduzido [quando o pino indicador de bloqueio ou o indicador de pressão (consoante os modelos) tiver descido completamente).
Pode utilizar a panela de pressão para cozinhar a vapor. Trata-se de um método de alta qualidade para cozinhar vegetais, por exemplo: preserva vitaminas e nutrientes. Não utilize mais de 750 ml (6 copos) de líquido. - Utilize o cesto para cozer a vapor; coloque-o no tripé ou suspenda-o nos rebites da panela (consoante os modelos) e tenha cuidado para que os alimentos não fiquem imersos na água.
Não deixe alimentos na panela de pressão antes e depois da cozedura. Deixe os seus alimentos preparados no frigorífico num recipiente fechado.
Verifique:
• o tempo de cozedura,
• se a fonte de calor está quente o suficiente após atingir a pressão de funcionamento,
• o funcionamento adequado da válvula de regulação da pressão,
• a quantidade de líquido.
Os tempos de cozedura em panela de pressão podem ser até 3 vezes mais rápidos do que numa panela tradicional. Comece com as receitas no livro de receitas/instruções que acompanhava a sua panela de pressão. Depois de compreender os princípios, poderá aplicá-los a outras receitas. Inclua sempre pelo menos 250 ml (2 copos) de líquido.
Existem 2 métodos:
Libertação lenta - gire gradualmente o seletor de programas para a posição de vapor. Este método é utilizado para guisados, vegetais, pratos de carne com osso e pratos de peixe.
Libertação rápida - coloque a panela de pressão debaixo de uma torneira de água fria dirigindo o fluxo de água para a parte metálica da tampa. Este método é utilizado para pratos à base de líquidos, tais como sopas, arroz, massa, pudins de leite, cremes de ovo, bolos e misturas para pudim, receitas com arroz ou massa e receitas com alto teor de líquido, por forma a evitar que o líquido saia da válvula de vapor juntamente com o vapor quando libertar a válvula de regulação da pressão.

Quando o indicador de pressão estiver para baixo, significa que toda a pressão foi libertada.
Utilize sempre pelo menos 250 ml de líquido.
A ausência de pressão durante os primeiros 5 minutos é normal. A temperatura da panela de pressão ainda está a subir. Mas se após os primeiros 5 a 10 minutos a pressão ainda não tiver sido atingida, verifique se:
• o lume está aceso e a fonte de calor está regulada para o máximo;
• a tampa está fechada corretamente;
• a junta de vedação está corretamente posicionada e não está suja nem deformada;
• tem água suficiente no reservatório: 250 ml (2 copos) no mínimo;
• o interruptor de pressão está corretamente definido (consoante o modelo);
• o indicador de bloqueio ou o indicador de pressão não está bloqueado (consoante o modelo);
de qualquer modo, consulte o folheto de instruções do utilizador da sua panela de pressão.
Utilizar fontes de calor adequadas. Consultar as instruções para a utilização de fontes de calor adequadas. Os modelos que apresentam a nossa base exclusiva Diffusal funcionam muito bem em todos os tipos de superfícies de cozedura, incluindo a indução. Utilizar uma fonte de calor com um diâmetro igual ou inferior ao diâmetro da base da panela de pressão.
• A panela de pressão está demasiado cheia.
• A fonte de calor é demasiado forte.
• O regulador de pressão, o pino indicador de bloqueio ou o dispositivo de segurança está bloqueado devido a uma manutenção inadequada, o que impede um funcionamento normal.
Antes de abrir a panela, certifique-se de que libertou todo o vapor e de que o pino indicador de bloqueio não subiu. Se tiver a certeza de que todo o vapor foi libertado, agite o produto e verifique se o pino indicador de bloqueio ou o indicador de pressão (consoante os modelos) desce. Se não for o caso, coloque a panela debaixo de água fria corrente e tente abri-la novamente.
Pode utilizar a panela como uma caçarola ou uma panela de grandes dimensões. Para este efeito específico, pode adquirir uma tampa de vidro para a sua panela de pressão.
Pode cozinhar praticamente tudo numa panela de pressão: pode preparar sopas, cozinhar carne, peixe e vegetais e ainda criar deliciosas sobremesas. Para obter ideias de receitas completas, consulte o livro de receitas ou o sítio Web da sua panela de pressão.
• Desligue a fonte de calor.
• Deixe que a panela de pressão arrefeça.
• Após abrir a panela de pressão, verifique se todo o vapor saiu e se o indicador de bloqueio está na posição correta (consoante o modelo).
• Verifique e limpe todas as peças funcionais e verifique o estado da junta de vedação.
Se o problema persistir, leve a sua panela de pressão (todas as peças) até um centro de assistência recomendado.
A maioria das panelas de pressão têm a definição 1 para alimentos como vegetais e a definição 2 para carnes e alimentos congelados.
A cozedura começa quando a válvula de regulação da pressão permite a libertação uniforme de vapor, produzindo um assobio regular. Nesse momento, reduza a intensidade da fonte de calor e calcule o tempo de cozedura indicado na receita. Com um Nutricook, um segundo sinal de alarme avisa que deve reduzir a intensidade da fonte de calor para uma fase final de cozedura com vapor suave.
Demorará mais tempo até que a pressão se acumule, mas o tempo de cozedura será igual (assim que a válvula atuadora seja ativada).
O cesto é obrigatório para cozer a vapor. Para ferver, pode optar por utilizar ou não utilizar.
Para cozinhar diretamente na panela, adicionar uma quantidade mínima de líquido ou pelo menos o equivalente a dois copos (25 cl).
Para cozer a vapor, deitar 75 cl de água no fundo da panela.
Enchimento máximo: não encher a panela de pressão acima de 2/3 do peso da panela.
• Aviso: se a panela de pressão aquecer sem líquido dentro, solicite a sua verificação junto de um serviço de assistência técnica autorizado. 
Verifique se a junta de vedação está devidamente posicionada no interior da tampa.
Certifique-se de que a vareta de segurança ou o indicador de pressão está corretamente posicionado(a). Remova e coloque novamente se necessário.
Após 10 anos de utilização, a sua panela de pressão necessitará de um pouco de atenção: entregue-a a um centro de assistência autorizado para verificação.
É possível rodar a tampa até a pressão iniciar. Não se passa nada de errado.
São parafusos Torx. Têm um entalhe e podem ser utilizados com uma chave de parafusos para que, quando um cabo se torna frouxo ou necessita de ser mudado, possa utilizar uma chave de parafusos para os apertar. As chaves de parafusos Torx estão disponíveis para compra em várias lojas de bricolage e de ferramentas.
Verifique se não existe torção, rachas ou danos no carboneto do cabo. Se não existirem danos, aperte os parafusos utilizando uma chave de parafusos. Se existirem danos, deve substituir o cabo.
Quando os alimentos como o arroz, que contêm proteínas e carboidratos, são cozinhados a temperaturas elevadas, os aminoácidos e o açúcar separam-se e dão-lhes uma cor cinzenta. Tal não tem efeito sobre o sabor e é seguro para comer.
As manchas e as marcas são minerais depositados na superfície da panela que ocorrem naturalmente na água, como cálcio, silicone, magnésio e ferro. Estes não são elementos preocupantes.
Verifique os seguintes aspetos:
• Baixou o aquecimento quando a válvula de controlo de vapor começou a libertar vapor continuamente, produzindo um assobio constante?
• Libertou o vapor após o tempo de cozedura?
Se permitiu que a panela de pressão libertasse o vapor por si sem qualquer descompressão, os alimentos continuarão a cozinhar porque o aparelho estará sob pressão.
Uma vez terminado o tempo de cozedura, deverá desligar o aquecimento e libertar o vapor.
O tempo de cozedura depende das quantidades, tamanho dos alimentos e dos gostos pessoais.
isto é normal durante os primeiros minutos.
Se persistir, selecionar o programa de emissão de vapor e aguardar a descida do indicador de pressão antes de abrir a panela de pressão.
Limpar a válvula atuadora e a saída de vapor com água corrente, e verificar se o pino da válvula de segurança está a mover.
• Encher a panela de pressão: pelo menos 250 ml de líquido, máximo de 2/3 da altura ou menos (consoante o tipo de alimento e a receita).
• Fechar a panela de pressão: todas as nossas panelas de pressão foram concebidas para não acumularem pressão caso não tenham sido bem fechadas.
• Cozinhar: a panela de pressão deve ser colocada numa fonte de calor definida para o máximo. Em seguida, dentro de alguns minutos, esta atinge uma temperatura superior a 100 °C (110 °C a 120 °C consoante o tipo ou a posição da válvula de regulação da pressão). A válvula de regulação da pressão permite que o vapor seja libertado: a fonte de calor deve então ser reduzida e o tempo de cozedura deve ser calculado. Esta operação permite uma poupança de energia até 70 % comparativamente à cozedura convencional em água.
• Fim da cozedura, descompressão: quando o tempo de cozedura tiver terminado, deve desligar a fonte de calor e todo o vapor deve ser libertado colocando a válvula de regulação da pressão na posição de libertação de vapor. Em seguida, poderá abrir a panela de pressão. Pode acelerar a libertação de vapor da panela de pressão colocando-a debaixo de água fria corrente.
Se existir vapor a ser libertado em torno da tampa, verifique se:
• a tampa está devidamente fechada; o vedante está corretamente colocado dentro da tampa,
• O vedante está sujo? Se assim for, limpe-o;
• a junta de vedação está em boas condições (não se esqueça de substituí-la anualmente);
• o vedante ainda está em bom estado?
• Nos modelos Authentique, o aperto é suficiente?
• A tampa está danificada ou amolgada?
• A tampa, a válvula de segurança e o regulador de pressão estão limpos?
• Verifique se o rebordo da panela de pressão não está danificado.
A panela de pressão tem vários sistemas que asseguram toda a segurança no funcionamento.
• Sistema de fecho seguro (consoante os modelos): a panela de pressão está equipada com um sistema de segurança que impede qualquer aumento de pressão se a tampa não estiver completamente ou devidamente fechada. Se a tampa estiver incorretamente posicionada, o sistema de segurança impedirá o pino indicador de bloqueio de subir e, consequentemente, o aumento da pressão.
• Sistema de abertura segura (consoante os modelos): se a panela de pressão estiver sob pressão, o pino indicador de bloqueio sobe e impede que seja aberta. Para que o pino desça, é necessário libertar a pressão e só depois será possível abrir a panela de pressão. Verifique a posição do pino indicador de bloqueio ou do indicador de pressão (consoante os modelos). Este deve estar para baixo para que a panela possa ser aberta.
• Segurança em caso de excesso de pressão: durante a cozedura, caso a saída do vapor fique bloqueada, os sistemas de segurança em caso de excesso de pressão entram em funcionamento:
1) Primeira fase: a válvula de segurança liberta a pressão.
2) Segunda fase: a junta de vedação permite a libertação da pressão entre a tampa e a panela.
3) Terceira fase (consoante os modelos): o pino indicador de bloqueio sobe acima da pega e permite que a pressão seja libertada na vertical. Para abrir a sua panela de pressão, após o fim da cozedura, o pino indicador de bloqueio deve estar colocado na posição adequada.
Entregue-a a um parceiro de assistência autorizado para verificação.
As panelas de pressão utilizadas num fogão atingem aproximadamente 118 °C no símbolo para frango e aproximadamente 111 °C no símbolo para vegetais.
As panelas de pressão cozinham a 13 lb/psi - 0,9 bar no caso da carne e a 8 lb/psi - 0,55 bar no caso dos vegetais.
Apenas sem a tampa, especialmente para alourar alimentos primeiro.
A cozedura começa quando a válvula de regulação da pressão permite a libertação uniforme de vapor, produzindo um assobio regular. Neste momento, reduza a fonte de calor e calcule o tempo de cozedura indicado na receita.
Vire a tampa para baixo na panela, uma vez que tal ajuda a preservar a vida útil da junta de vedação.
• Verifique se tem pelo menos 250 ml de líquido na panela.
• Verifique se a junta de vedação está corretamente posicionada. Alguns modelos têm um pino dentro da tampa alinhado com um pequeno orifício na junta de vedação. Se o pino e o orifício não estiverem devidamente alinhados, tal afetará a pressão.
• A junta de vedação pode estar suja, ou se estiver deformada é necessário substituí-la. As juntas de vedação devem ser substituídas anualmente.
• Verifique se a válvula de regulação está desimpedida e não está bloqueada com resíduos de comida.
• Verifique se o rebordo da panela está em boas condições e se a panela não está deformada.
• A válvula de regulação não está corretamente posicionada ou o regulador não está na posição 1 ou 2 (consoante os modelos). Consulte o folheto de instruções para saber qual o método utilizado com o seu modelo específico.
• A fonte de calor é demasiado fraca. Utilize sempre uma fonte de calor forte para que a panela atinja a pressão. Assim que a panela atinja a pressão e obtenha um fluxo de vapor forte, reduza a fonte de calor para estabelecer um fluxo uniforme e comece a contar o tempo a partir desse momento. Todas as receitas requerem que a fonte de calor seja reduzida após atingir a pressão.
• O indicador de bloqueio está preso. Trata-se de um pino indicador de bloqueio ou de um indicador de pressão (consoante os modelos) que sobe quando a pressão aumenta dentro da panela e desce quando a pressão é libertada. Se este não subir, pode ser necessário limpá-lo. Consulte o folheto para obter instruções de limpeza para o seu modelo específico.
• Verifique se colocou a tampa corretamente.
Tal é utilizado no transporte para impedir que a tampa e a junta se juntem. É seguro mas, se tiver preocupações relativas, pode lavar antes de utilizar.
A panela de pressão foi feita para durar e acompanhar o desenvolvimento da família.
Eis as capacidades recomendadas em litros :
• para 1 a 4 pessoas: entre 3 l e 4,5 l
• para 4 a 6 pessoas: 6 l
• para 6 a 8 pessoas: entre 7,5 l e 8 l
• para 7 a 10 pessoas: 10 l.
Tal acontece porque a cozedura sob pressão é mais rápida do que a cozedura tradicional.
Assim, os tempos de cozedura têm de ser rigorosamente respeitados para obter bons resultados.
Alguns modelos têm programas específicos para carnes ou legumes, concebidos para obter a cozedura ideal.
A panela de pressão permite ferver (alimentos mergulhados em água com ou sem o cesto) ou cozer a vapor (alimentos colocados no cesto acima da marcação da água).
Pode igualmente ser utilizada para uma cozedura lenta ou saltear antes de cozer a vapor ou até estufar com uma tampa mas sem aumentar a pressão.
Não, o temporizador foi concebido apenas para uma utilização única.
Gere as 2 fases de cozedura, pressão e cozedura lenta. Contudo, tem de estar alojado no seu local previsto, isto é, na tampa.
Sim. A sua utilização sem líquido irá danificá-la gravemente.
Não. Aconselha-se vivamente a não utilizar a panela de pressão para fritar porque pode ficar danificada.
O aparelho contém materiais que podem ser recuperados ou reciclados. Entregá-lo num ponto de recolha.
Consulte a secção “Acessórios” do website para encontrar facilmente o que precisa para o seu produto.
Para informações mais pormenorizadas, consulte a secção de Garantia deste sítio Web.
Para a limpeza adequada de todos os componentes, é suficiente utilizar água morna com detergente. É possível colocar a panela de aço inoxidável na máquina de lavar louça. A junta de vedação, a válvula de regulação da pressão e os dispositivos de segurança devem ser limpos e verificados separadamente após cada utilização para assegurar que a panela de pressão funcionará corretamente durante a próxima utilização. Também é possível lavar a tampa na máquina de lavar a louça após remover o painel de controlo e a junta de vedação da mesma (consoante os modelos). Não coloque panelas de pressão de alumínio na máquina de lavar louça.
No caso de modelos de alumínio, repita as operações da utilização pela primeira vez com bicarbonato de sódio (consulte as instruções). No caso de modelos de aço inoxidável, limpe-a com um esfregão e um agente de limpeza especial para aço inoxidável. Nunca utilize lixívia.

A junta deve ser substituída anualmente. Se a panela de pressão não produzir qualquer pressão ou se ocorrer libertação de vapor pela tampa, verifique se a junta se encontra corretamente posicionada.

• Substituição da junta nos modelos com sistema de fecho progressivo (Cocotte minute, authentique ou Actua):
Retire a junta antiga, certifique-se de que o compartimento da junta se encontra limpo. Coloque a nova junta pressionando com os seus dedos a fim de inseri-la na respetiva posição. Não utilizar o objeto para não danificar a junta.

• Substituição da junta para outros modelos:
Retire a junta antiga e substitua pela nova.



189-1
189-2

Virar a tampa para dentro da panela. Virar as pegas para baixo se o modelo o permitir.
Sim. Aconselha-se a limpeza da junta vedante depois de cada utilização com uma esponja e detergente líquido, assim como o seu compartimento nos modelos com junta vedante amovível.
Para juntas vedantes amovíveis, ao voltar a colocá-las no lugar, certificar-se de que a inscrição "lado da tampa" está contra a tampa.
Nunca colocar o temporizador na máquina de lavar louça ou em água corrente porque não é à prova de água.
Nunca utilizar solventes.
Basta utilizar um pano limpo e seco.