Tefal Envy

Envy A cozinha do dia-a-dia facilitada
  • Encontre a harmonia perfeita com esta gama!
  • Graças à combinação perfeita do revestimento cerâmico com o indicador de controlo de temperatura da Tefal, conseguirá sempre resultados perfeitos.

Envy, cozinhe à sua maneira!

A gama Envy é feita de aço inoxidável de elevada qualidade, perfeito para a cozinha do dia-a-dia.
Também é prática graças às marcas no interior que lhe permitem medir facilmente as quantidades.

A gama Envy vai aguçar o seu apetite pela cozinha!
  • Cada artigo é consituído pelo revestimento antiaderente de elevada duração Resistium, por forma a garantir a sua longevidade na utilização.
  • O revestimento antiaderente torna a limpeza muito fácil.
  • Compatível com todas as fontes de calor, incluindo indução.







 

 

 

 

Dados essenciais
  • Revestimento antiaderente de fácil limpeza

  • Compatível com todas as fontes de calor incluindo indução

  • Aço inoxidável de longa duração

  • Marcas graduadas no interior

  • Thermospot-Tech.png

    Thermospot Technology

    Tefal's signature thermospot technology lets you know when your pan is ready for cooking

  • NonStick.png

    Durable scratch resistant cooking surface

  • PFOA_free.jpg

    Tefal safe non-stick coating

Aspetos principais
Material Alumínio  
Compatível com o forno SIM, ATÉ 175°C  
Revestimento interior/acabamento REVESTIMENTO ANTIADERENTE  
Nome revestimento interior RESISTIUM  
Thermo-spot (Indicador de temperatura) APENAS TACHOS, FRIGIDEIRAS & WOKS  
Tipo de base DISCO DE INDUÇÃO  
Saliência de vazamento SIM  

Questões frequentes
Os utensílios antiaderentes TEFAL foram especialmente concebidos para que os alimentos não colem. Contudo, a frigideira ou caçarola tem de ser objeto de manutenção adequada. Para tal, cumpra as seguintes sugestões: unte ligeiramente a frigideira/caçarola antes da primeira utilização e depois lave-a e seque-a; repita o processo periodicamente caso pretenda lavar a frigideira/caçarola regularmente na máquina de lavar louça. Também é necessário evitar o sobreaquecimento e riscos, especialmente devido à utilização de acessórios de metal (espátulas, conchas) e/ou devido à limpeza com um esfregão.
Apenas frigideiras ou caçarolas da gama Ingenio podem ser utilizadas no forno, graças aos seus cabos amovíveis (certifique-se de que o cabo amovível foi removido). Nunca deve utilizar utensílios TEFAL num forno micro-ondas ou num forno de conveção.
• Lave a frigideira em água quente e detergente para remover pó. Seque-a e esfregue um pouco de óleo de cozinha no revestimento antiaderente antes de utilizá-la pela primeira vez. Remova todo o excesso de óleo.
• Lave e seque o seu equipamento de cozinha após cada utilização.
Os equipamentos de cozinha TEFAL oferecem a opção de utilizar ou não gordura, consoante a sua preferência pessoal.
190 °C. Esta é a temperatura ideal para fritar e selar alimentos. Esta indicação assegura a vantagem de cozinhar de forma saudável a uma temperatura ideal.
«Untar» significa cobrir o equipamento de cozinha com uma ligeira camada de óleo. Antes da primeira utilização, lave o equipamento de cozinha em água e seque-o. Aqueça-o a lume muito baixo durante 30 segundos, retire-o do lume e adicione uma colher de sobremesa de óleo vegetal. Distribua o óleo sobre toda a superfície com um guardanapo de papel. Este processo deve ser repetido regularmente se utilizar uma máquina de lavar louça.
Deve consultar as recomendações de utilização indicadas na embalagem ou nas instruções incluídas com o produto. No caso de algumas gamas, pode utilizar determinados utensílios de metal à exceção de facas e varas. Contudo, para aumentar a vida útil das suas frigideiras e caçarolas, recomendamos vivamente que não utilize metal. Opte por plástico ou madeira.
As propriedades antiaderentes do revestimento de cerâmica são muito mais limitadas, tanto em termos de desempenho como de duração, do que as do revestimento Tefal (PTFE) clássico. Recomendamos que cozinhe com mais gordura e com utensílios de aço inoxidável, bem como uma lavagem mais vigorosa com um pouco mais de detergente. Caso existam depósitos de alimentos, recomendamos que deixe o seu equipamento de cozinha mergulhado em água com detergente, possivelmente com um pouco de vinagre de vinho branco.
Ao longo do tempo, a base de cerâmica ficará manchada sem que seja possível remover as marcas. Tal não afetará o desempenho do equipamento de cozinha de qualquer forma e não constitui qualquer perigo para a saúde.
• Utilize utensílios de plástico ou de madeira. Com algumas gamas, pode utilizar determinados utensílios de metal, à exceção de facas e varas de arame (consulte as recomendações de utilização indicadas na embalagem ou nas instruções incluídas com o produto).
• Evite cortar diretamente nas frigideiras.
• Não risque a superfície antiaderente. É normal aparecerem pequenas marcas ou um ligeiro desgaste na superfície, mas tal não afetará o bom desempenho do equipamento de cozinha.
• Após cozinhar, não deixe que os líquidos se evaporem totalmente das frigideiras, nem deixe frigideiras vazias sobre um bico de fogão aceso.
• Selecione sempre o tamanho de bico de fogão correto ou ajuste a chama para que apenas toque no fundo da frigideira e não nos lados.
• Nunca deixe as frigideiras sem supervisão enquanto cozinha.
• Deixe que as frigideiras arrefeçam antes de proceder à respetiva limpeza.
Uma frigideira fica deformada se submetida a choque térmico (uma frigideira vazia sobreaquecida, uma frigideira quente em contacto com água fria ou colocada sobre uma superfície fria, etc.).
Antes de limpar a frigideira, deixe-a arrefecer a temperatura ambiente.
Uma frigideira deformada não oferecerá bons resultados de confeção.
NUNCA deve utilizar frigideiras num forno micro-ondas.
Consoante a gama (consulte a embalagem), é possível utilizar a maioria dos utensílios de metal, à exceção de facas, garfos e varas. Contudo, deve sempre haver algum cuidado quando se utiliza um utensílio de metal. Evite utilizar utensílios afiados e evitar cortar diretamente na frigideira. Não corte nem risque a superfície antiaderente.
Sim. As altas temperaturas podem queimar alimentos, produzir manchas e fazer com que a frigideira fique deformada. Além disso, o sobreaquecimento pode resultar na perda do desempenho antiaderente. Uma temperatura moderada é suficiente para cozinhar, pois o alumínio aquece de forma uniforme. Aquecer a frigideira a uma temperatura muito elevada, estando vazia, pode causar danos.
Não. Cozinhar a alta temperatura não resulta numa diminuição significativa do tempo de cozedura e não contribui certamente para a qualidade dos alimentos, pelo que é vivamente recomendado que cozinhe a temperaturas médias. Outro motivo para esta recomendação é que cozinhar a altas temperatuas pode danificar o revestimento antiaderente.
Deve utilizar uma pequena quantidade de óleo ao fritar ou grelhar, de modo a aumentar a vida útil do revestimento. Não necessita de óleo para ferver ou estufar.
Os cabos e as pegas podem ficar soltos com o tempo devido ao contínuo aquecimento e arrefecimento do ponto de fixação. Se isto acontecer, aperte novamente com cuidado utilizando uma chave de parafusos adequada, mas não aperte em demasia.
• Pode ter-se formado uma acumulação de depósitos/resíduos de alimentos na frigideira que pode ter resultado do facto de determinados alimentos terem cozinhado durante demasiado tempo na frigideira. Estes depósitos/resíduos podem ser normalmente limpos enchendo a frigideira com água e detergente, deixando atuar durante a noite. Em seguida, utilize uma pasta de bicarbonato de sódio e água, esfregando suavemente a frigideira com uma esponja não abrasiva (um esfregão para louça antiaderente). O revestimento antiaderente deve então voltar a ser untado com um pouco de óleo de cozinha utilizando papel de cozinha.
• A frigideira pode ter sobreaquecido danificando e descolorando o revestimento antiaderente. Se as frigideiras sobreaquecerem com regularidade, tal levará a um enfraquecimento do revestimento antiaderente. O Thermo-Spot vermelho nas frigideiras Tefal é um indicador de calor que lhe permite saber quando a frigideira atingiu a temperatura ideal para cozinhar. Quando o ponto ficar totalmente vermelho, reduza a intensidade do calor para manter a temperatura. Não continue a aquecer a frigideira com uma intensidade de calor elevada pois tal resultará no sobreaquecimento da frigideira e da superfície antiaderente.
• Caso lave o equipamento numa máquina de lavar louça, após cada utilização, revista o interior antiaderente com óleo de cozinha para impedir que o revestimento antiaderente seque e garantir o melhor desempenho antiaderente.
Utilizou a frigideira com uma fonte de calor demasiado quente ou num bico de fogão com um diâmetro demasiado grande, o que fez com que o calor se espalhasse em torno das margens da base e causasse danos à pega.
• A frigideira foi utilizada com uma fonte de calor demasiado intensa ou com a fonte de calor errada para a frigideira, o que fez com que a base da mesma ficasse distorcida e deformada.
• Além disso, nunca coloque água numa frigideira quente, nem mergulhe um equipamento de cozinha quente em água fria. As mudanças de temperatura repentinas podem deformar o metal e fazer com que a base dos equipamentos de cozinha fique irregular.
Tenha cuidado ao colocar frigideiras em fogões a gás, uma vez que o número de pés de apoio varia e as frigideiras mais pequenas especialmente podem necessitar de um tripé, que a maioria dos fabricantes de fogões a gás fornece com o fogão ou que pode ser adquirido separadamente.
A força excessiva na parte exterior de fritadeiras ou panelas de alumínio decorrentes de, por exemplo, queda ou pancada podem resultar em deformações nas panelas. (a panela/fritadeira não ficará deformada em resultado do calor da cozedura)
Os nossos revestimentos são famosos por não lascar em condições normais de utilização. Se não utilizar as frigideiras ou as caçarolas TEFAL/T-fal em condições normais e engolir uma partícula de revestimento por acidente, não existe risco. As partículas não são tóxicas (o revestimento antiaderente não constitui um risco para a sua saúde). Estas passarão pelo corpo sem que sejam absorvidas, tal como qualquer fibra. NB: o revestimento antiaderente é tão seguro de um ponto de vista da saúde que é muitas vezes utilizado por profissionais de saúde para revestir pacemakers e pequenos tubos para substituição de artérias.
Todos os revestimentos antiaderentes contêm PTFE, a abreviatura de politetrafluoretileno, um polímero de plástico. Trata-se de um ingrediente escorregadio, constituído por moléculas de tetrafluoretileno que apenas contêm carbono e flúor. O revestimento antiaderente não é atacado por bases ácidas ou alcalinas e permanece estável durante a cozedura. As autoridades de saúde francesas, europeias e americanas aprovaram a utilização de revestimentos antiaderentes de PTFE para equipamentos de cozinha. Na verdade, trata-se de uma substância que não produz qualquer reação química quando entra em contacto com alimentos, com água ou com produtos de limpeza. Em caso de absorção, é completamente inócua para o corpo. Passa pelo corpo sem que seja absorvida, tal como qualquer fibra. Na verdade, o revestimento antiaderente é tão seguro de um ponto de vista da saúde que é muitas vezes utilizado por profissionais de saúde para revestir pacemakers e pequenos tubos para substituição de artérias.
NÃO. Os artigos de cozinha com revestimento antiaderente TEFAL/T-fal não contêm PFOA. Este facto é regularmente confirmado por laboratórios independentes, que verificam a ausência de PFOA nos produtos acabados. Desde 2003, laboratórios independentes de muitos países procedem a ensaios regulares (INERIS na França, ASAHI GLASS FLUOROPOLYMERS no Reino Unido, FABES Labs na Alemanha, MB Labs no Canadá e SGS na China). Estes ensaios comprovaram sistematicamente a ausência de PFOA em produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal.
Não, o revestimento antiaderente deve ser aplicado durante o processo inicial de manufatura.
O desgaste do revestimento antiaderente em condições normais de uso doméstico é muito raro. Uma utilização e uma manutenção cuidadas permitem um melhor desempenho ao longo do tempo. A maioria dos casos de desgaste do revestimento antiaderente demonstram indícios de sobreaquecimento, riscos e/ou limpeza abrasiva. Um sobreaquecimento excessivo pode fazer com que a superfície da panela seque e lasque. Este tipo de danos não é abrangido pela garantia. Se utilizar uma fonte de calor forte ou sobreaquecer as suas panelas ocasionalmente, recomendamos que tempere o seu equipamento de cozinha com maior frequência.
Neste momento, existe muita confusão relativamente aos revestimentos antiaderentes, por vezes relacionada com o PFOA. Contudo, os revestimentos antiaderentes Tefal/T-fal são feitos de PTFE, a abreviatura do nome científico politetrafluoretileno, e a inocuidade deste material é reconhecida por agências de saúde pública da Europa e dos Estados Unidos. O PFOA e o PTFE são dois elementos completamente diferentes. Em suma, os equipamentos de cozinha com revestimentos antiaderentes Tefal/T-fal são feitos de PTFE e não contêm PFOA. Além disso, há mais de 20 anos, a Tefal/T-fal comprometeu-se com a não utilização de chumbo e cádmio em todos os seus equipamentos de cozinha como garantia da inocuidade de todos os seus produtos. Encontrará este compromisso nas informações sobre aspetos ecológicos fornecidas pelo Grupo SEB.
«PFOA» é a abreviatura inglesa de ácido perfluorooctanóico. O PFOA é utilizado no processo de manufatura de muitos produtos, tais como revestimentos antiaderentes, embalagens compatíveis com micro-ondas, alguns têxteis, tapetes resistentes a manchas, caixas de piza que não absorvem gordura... Nos seus produtos acabados, o compromisso da Tefal/T-fal é assegurar a ausência de PFOA, chumbo e cádmio e a inocuidade dos seus produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal, tanto para o ambiente, como para o consumidor.
Os revestimentos antiaderentes e o esmalte dos nossos equipamentos de cozinha Tefal/T-fal não contêm cádmio nem chumbo. Constatámos que estas substâncias perigosas podem ser libertadas quando o produto é lavado na máquina de lavar louça e infiltrar-se em todos os utensílios na máquina de lavar louça. A utilização deste utensílios para comer ou cozinhar causa a ingestão de cádmio ou chumbo que depois permanece no corpo humano. Por esse motivo, todos os nossos equipamentos de cozinha são concebidos e fabricados sem chumbo nem cádmio há mais de 20 anos. Pode encontrar esta informação sobre aspetos ecológicos na embalagem de todos os nossos produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal.
O revestimento antiaderente Tefal/T-fal é um revestimento técnico feito de um polímero chamado politetrafluoretileno = PTFE. É o PTFE que confere ao equipamento de cozinha as propriedades antiaderentes. As autoridades de saúde pública da Europa e dos Estados Unidos demonstraram que o PTFE é uma substância inerte que não causa uma reação química com os alimentos, com a água ou com produtos domésticos de limpeza. É totalmente inócuo em caso de ingestão. Estas autoridades de saúde pública confirmaram a inocuidade dos revestimentos antiaderentes de PTFE em equipamentos de cozinha. Na verdade, o PTFE é tão seguro que é frequentemente utilizado na área da medicina em pacemakers cardíacos e no intestino delgado para revestimento de substitutos de artérias. É utilizado para procedimentos cirúrgicos para benefício de pacientes com doenças renais graves. Por fim, algumas próteses de articulações são parcialmente revestidas com PTFE.
A forma rápida de verificar se as suas frigideiras servem para uma placa de indução é realizando o teste do íman com as frigideiras. É fácil, se o íman aderir à base das frigideiras, significa que as mesmas são adequadas para uma placa de indução comercial.
É difícil indicar um número de anos porque a vida útil pode variar em função das condições e frequência de utilização. Para prolongar a sua vida útil, deverá protegê-lo de temperaturas elevadas desnecessárias e impedir que aqueça sem água no seu interior. Basta aquecer a lume médio ou baixo. Se aquecer à mesma intensidade de uma wok de ferro, poderão ocorrer danos rapidamente. Além disso, não armazene comida cozinhada durante um longo período de tempo (um ou mais dias).
O Grupo SEB, tendo assumido um compromisso relativamente à Qualidade, criou um conjunto de informações sobre ecologia com o título «Saúde e Ambiente», constante dos produtos antiaderentes da Tefal/T-fal. O compromisso garante a ausência de PFOA, chumbo e cádmio nos revestimentos dos produtos da Tefal/T-fal e a inocuidade dos produtos antiaderentes em relação ao ambiente e ao consumidor. Estas informações ecológicas são baseadas na realização de análises regulares por laboratórios independentes em muitos países (INERIS em França, ASAHI GLASS FLUOROPOLYMERS no Reino Unido, Laboratórios FABES na Alemanha, Laboratórios MB no Canadá e SGS na China) (hiperligações para os sítios da Internet desses laboratórios). É possível obter mais informações sobre este compromisso no sítio da Internet da marca Tefal/T-fal, bem como nas embalagens dos artigos de cozinha com revestimento antiaderente da Tefal/T-fal.
O aparelho contém materiais que podem ser recuperados ou reciclados. Entregá-lo num ponto de recolha.
Consulte a secção “Acessórios” do website para encontrar facilmente o que precisa para o seu produto.
Para informações mais pormenorizadas, consulte a secção de Garantia deste sítio Web.
Frigideira antiaderente:
É suficiente uma limpeza manual com água e detergente.
Deve limpar a frigideira após cada utilização por forma a remover a película de gordura que pode permanecer na superfície. Se apenas limpar a frigideira com papel de cozinha ou a passar por água, a película não será totalmente removida e a mesma pode cozinhar na próxima vez que utilizar a frigideira, causando o aparecimento de manchas.
As frigideiras antiaderentes nunca devem ser limpas com detergentes abrasivos em pó ou esfregões. Uma esponja de nylon é ideal para o interior e para o exterior da frigideira.

Frigideira cerâmica:
Recomendamos a limpeza manual da frigideira cerâmica, com água e um detergente suave. Desta forma, a limpeza é mais eficaz. Se a frigideira não ficar suficientemente limpa durante a lavagem normal, pode acrescentar umas gotas de vinagre e água na frigideira e aquecê-la. A mistura água / vinagre limpará totalmente a frigideira. De seguida, enxaguar bem a frigideira, secar e untar, por exemplo, com um pouco de óleo de girassol. A sua frigideira ficará como nova. Se a base da frigideira continuar suja, pode, em primeiro lugar, passar a frigideira por água quente e um detergente desengordurante adequado. A seguir, se necessário, pode limpar a frigideira com uma esponja e um detergente líquido abrasivo.
No caso de equipamentos de cozinha com superfícies de cobre expostas, não permita que os mesmos sequem ao ar. Tal fará com que o seu equipamento de cozinha fique com manchas difíceis de remover. O cobre ficará manchado ao longo do tempo. Limpe com um agente de limpeza comercial. Recomendamos vivamente que seque o seu equipamento de cozinha com um pano imediatamente após a lavagem. O cobre fica riscado e amolgado com alguma facilidade, pelo que deve ter um pouco mais de cuidado ao manusear e guardar panelas e frigideiras após a utilização.
Algumas peças são compatíveis com a máquina de lavar loiça, mas outras não. (consulte abaixo) Se for compatível com a máquina de lavar loiça, utilize um detergente neutro ao limpar. Algumas máquinas de lavar loiça podem não ser compatíveis com panelas/fritadeiras, pelo que deve verificar o manual de instruções da máquina de lavar loiça antes de utilizar.
Compatibilidade com máquina de lavar loiça:
Peça da panela/fritadeira: SIM
Cabo especial: SIM
Tampa de cozedura: (excluindo os tipos com pega de magneto): SIM
Pegas de magneto de tampa amovível: NÃO (pode provocar ferrugem)
Tampa vedante de armazenamento: NÃO (pode resultar em deformação)
Recomendamos lavagem à mão com esponja não abrasiva, de modo a prolongar a vida útil da panela. Utilização da máquina de lavar loiça: é preferível a utilização de detergentes macios, como líquido ou gel.