Oleo Clean ProFritadeira com sistema de filtragem do óleo com 3,5L de capacidade
Esta fritadeira contém um sistema de filtragem do óleo inovador, em que após o óleo arrefecer ele é automaticamente filtrado e armazenado numa caixa na base da fritadeira. Pode assim depois voltar a utilizá-lo sem impurezas.
Fritadeira com sistema patenteado de filtragem do óleo
Oleo Clean, a fritadeira que automaticamente filtra o óleo mantendo-o limpo para uma próxima utilização.
Uma vez terminada a fritura, desligue o aparelho e gire o botão para "Filtragem Automática". Quando o óleo ficar frio, terá início de forma automática um sistema de filtragem antes de ser drenado para a caixa de reserva de óleo por baixo. Assim, o seu óleo estará sempre limpo e poderá ser usado várias vezes.
A fritadeira Oleo Clean tem uma capacidade de 3,5L de óleo que lhe permite preparar até 1,2 kg de comida.
Esta fritadeira tem uma cuba amovível de aço inoxidável, um temporizador digital e uma tampa com janela de visualização que pode ser utilizada ou não durante o processo de fritura.
A fritadeira pode ser facilmente desmontada e é muito fácil de limpar: a tigela, a tampa, a cesta de fritura e a caixa de óleo são compatíveis com a máquina de lavar loiça.
A Oleo Clean é uma fritadeira semi-profissional com uma zona de arrefecimento e um elemento de aquecimento submerso.
Dados essenciais
Sistema patenteado de filtragem do óleo
Sistema de filtragem de óleo inovador, para reutilizar o seu óleo sem nunca colcoar em causa a sua qualidade.
Oleo Clean
Gaveta de recolha do óleo filtrado para utilizações futuras.
Temporizador digital
Para monitorizar facilmente as suas refeições.
100% desmontável
Para facilitar a limpeza da sua fritadeira e colocar as partes amovíveis na máquina de lavar loiça.
Resistência submersa
Para um aquecimento rápido do óleo
Termóstato regulável
Selecione a temperatura que deseja de 150ºC a 190ºC
Janela de observação
Acompanhe a evolução da confeção dos seus alimentos.
Os alimentos envoltos em massa não devem ser colocados diretamente no cesto. A massa agarra-se à rede do cesto e fica colada. Primeiro, submergir o cesto no óleo. Utilizar luvas ao colocar alimentos envoltos em massa diretamente no óleo.
A fritadeira cozinha todo o tipo de alimentos: vegetais, carne, peixe, marisco, fruta. Como tal, é possível preparar sobremesas com a fritadeira: alimentos fritos, donuts, fruta.
Deixar o óleo na fritadeira com a tampa fechada. Desta forma, mantém-no fresco e limpo. Se a fritadeira não for utilizada durante muito tempo, guardar o óleo noutro recipiente e lavar a fritadeira.
Nunca misturar óleos diferentes uma vez que cada tipo de óleo demora diferentes períodos de tempo a atingir a temperatura ideal para fritar; e sobretudo porque tal provocaria emulsões e o óleo poderia transbordar durante o cozinhar.
O tempo de aquecimento varia consoante a regulação do termóstato, o modelo e o tamanho da fritadeira, entre 10 e 18 minutos. Pode fazer diferença o facto de o modelo ter uma cuba fixa ou uma cuba amovível. A luz do indicador (alguns modelos) de temperatura manter-se-á acesa enquanto a fritadeira estiver em aquecimento e apagar-se-á quando a fritadeira atingir a temperatura necessária.
Os filtros de carvão metálicos devem ser substituídos entre 35 a 50 utilizações, consoante o modelo (o indicador de saturação mostra a altura em que o filtro deve ser substituído). Os filtros de espuma devem ser substituídos após 20 utilizações. Recomenda-se que, para fritar peixe, seja utilizado outro filtro e a mudança do óleo após a fritura. Os filtros laváveis feitos de fibras de carbono devem ser lavados após 80 utilizações (regeneram após as lavagens). O Sistema de Ar Puro é permanente e não precisa de ser substituído.
O óleo da fritadeira deve ser mudado, no mínimo, após 10 utilizações. Caso utilize óleo de girassol ou óleo de amendoim, deve-se mudar o óleo a cada 5 utilizações. Ou ainda, caso oiça pequenos estalos (tal significa que há água no banho de fritura). Deve filtrar regularmente o óleo para que não se deteriore tão rapidamente. Pode ser necessário mudar o óleo mais vezes se fritar peixe, marisco ou alimentos envoltos em massa.
Depois de arrefecer, o óleo deve ser coado e/ou filtrado (utilizando filtros de papel, um utensílio de filtragem ou uma escumadeira) após cada utilização. Desta forma, evita-se que o óleo se deteriore precocemente. O óleo utilizado para fritar peixe deve ser guardado separadamente.
a) O óleo não é suficiente. Se o modelo apresentar um termostato regulável, certificar-se de que está na temperatura adequada aos alimentos a fritar. Caso o aparelho não apresente um termostato regulável, verificar se a luz da fritadeira se desligou. Isto indica que o óleo está pronto para fritar. b) Há demasiada comida no cesto. Fritar os alimentos em quantidades pequenas (especialmente os que estejam congelados) para a obtenção de melhores resultados. c) Os alimentos não estiveram tempo suficiente a fritar. Acrescentar mais alguns minutos ao tempo de fritura e levantar o cesto para verificar se os alimentos estão estaladiços.
a) O limite máximo de óleo na fritadeira foi ultrapassado (com o óleo ou os alimentos dentro do cesto). Verificar o nível do óleo. A cuba da fritadeira contém um indicador do nível mínimo e máximo de óleo. b) É possível que tenham sido colocados alimentos molhados no óleo. Antes de começar a fritar, secar muito bem os alimentos ou retirar qualquer acumulação de gelo dos alimentos congelados.
Para a obtenção de melhores resultados, recomenda-se a utilização de óleo vegetal. Nunca misturar diferentes tipos de óleo na fritadeira, as temperaturas de ebulição de cada óleo diferem. Se utilizar gordura sólida: • Deve cortá-la em pedaços e derretê-la num tacho (a 150 °C) antes de colocá-la na fritadeira. • Nunca derreter gordura sólida diretamente na cuba da fritadeira. Acima de tudo, nunca colocar um pedaço de gordura sólida diretamente no cesto da fritadeira.
Os odores desagradáveis podem ser o resultado de óleo velho e/ou de um filtro saturado que necessita de ser substituído. Mudar o óleo, o filtro, ou ambos.
Consoante o modelo: a) Regulação exterior da altura do cesto (permite que os alimentos sejam mergulhados no óleo quente com a tampa fechada para evitar salpicos), b) Paredes exteriores frias, c) Tampa com fecho de pressão, d) A fritadeira está equipada com um limitador térmico em caso de sobreaquecimento (aquecimento a seco) ou automático especificamente nos modelos semi pro concebido para verificar que este não é acionado em caso de não funcionamento do produto.
Encher o depósito antes de utilizar a fritadeira, que deve estar desligada. Após algumas utilizações, é necessário ajustar o nível. Tal deve ser feito quando a fritadeira está desligada e fria. Não utilizar a fritadeira sem óleo ou sem gordura.
Normalmente, existem duas marcas no depósito: mínimo e máximo. Consultar as instruções de utilização. Nunca exceder o nível máximo e não colocar óleo abaixo do nível mínimo requerido.
• Assim que o óleo atingir a temperatura adequada para fritar (a luz-piloto apagada); • Alguns modelos incluem um termostato com várias posições, permitindo escolher entre diversas temperaturas de fritura. A posição mais baixa regula a temperatura do óleo para cerca de 170 °C e a posição mais alta para cerca de 190 °C. A temperatura mais baixa pode ser utilizada quando se confecionam alimentos delicados que não suportam temperaturas muito elevadas (cogumelos, alguns tipos de peixe). A temperatura mais alta permite obter resultados excelentes quando se pretende fritar batatas, carne, alimentos congelados prontos a fritar, vegetais, etc.
Colocar os alimentos no cesto de acordo com a marcação de enchimento máximo indicada nas instruções. Para obter alimentos ainda mais saborosos, aconselha-se a encher até meio em vez de até à marcação de enchimento máximo.
As recomendações de segurança estão incluídas no manual de instruções de todos os pequenos eletrodomésticos. É importante ler o manual de instruções antes da primeira utilização e guardá-lo para referência futura. Nunca utilizar a sua fritadeira elétrica no exterior, não ligar a extensões, não utilizar sobre placas de gás ou no fogão (debaixo de um exaustor).
• Deixar a fritadeira arrefecer. • Verter o óleo para outro recipiente (aproveitar para filtrar o óleo ou substituí-lo). • Retirar os filtros e a tampa da fritadeira (consultar o manual de instruções específico do modelo). A tampa deve ser lavada com água quente e detergente e depois bem seca. Algumas tampas podem ser lavadas na máquina de lavar louça (consultar o manual de instruções). • Substituir o filtro. (consultar o manual de instruções específico do modelo para informações sobre os prazos de substituição). • As cubas amovíveis (alguns modelos) devem ser lavadas com água quente e detergente e depois bem secas, também podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Não utilizar produtos abrasivos. Certificar-se de que abre a válvula caso tenha um sistema de filtração integrado. • O interior das cubas fixas deve ser limpo com papel de cozinha. Encher a cuba até metade com água morna e detergente da loiça (nunca mergulhar a fritadeira, o cabo ou a ficha em água), e em seguida utilizar uma esponja não abrasiva para limpar. Certificar-se de que a água não transborda e não molha a parte exterior da fritadeira nem entra em contacto com as resistências. • Deitar a água fora e limpar bem o interior da cuba a fim de evitar a presença de água no banho de óleo. • A parte exterior da fritadeira pode ser limpa com uma esponja humedecida e detergente. Recomenda-se este procedimento após cada utilização.
Mude o óleo regularmente (entre 8 e 10 utilizações). Retire as partículas queimadas do fundo da fritadeira (resíduos de cozedura) após cada utilização, de modo a manter o óleo em melhores condições durante mais tempo. Mude regularmente (*de acordo com o modelo) ou limpe o filtro. Se não o fizer, o filtro ficará obstruído e irá impedir que a água escorra durante a utilização. Limpe regularmente a fritadeira de acordo com as precauções de utilização contidas nas instruções.
Coloque o óleo utilizado num recipiente comprimido e elimine-o (consulte os serviços de reciclagem locais, uma vez que a recolha de resíduos e a infraestrutura divergem de região para região. A capacidade de processar produtos recicláveis varia dependendo dos serviços de reciclagem locais). Não elimine no lavatório.
A água e o óleo não se misturam: se forem misturados e sobreaquecidos, a evaporação súbita da água pode fazer com que o óleo salpique. Se a fritadeira emite um ruído, isto indica que existe água no seu interior. O ruído é provocado pela evaporação da água. Assim que ouvir estes estalidos, mude o óleo. Se não mudar o óleo, pode começar a salpicar.
‒ Em modelos semiprofissionais, é ativado um dispositivo de segurança se a fritadeira aquecer sem óleo. • Deixe o produto arrefecer. • Utilize a função de RESET na unidade de base. ‒ As fritadeiras de arrefecimento convencionais não têm a função de RESET. Leve o produto a um dos serviços de assistência técnica autorizados.
• A tampa não está fechada corretamente. Certificar se a tampa está fechada corretamente. Para tampas amovíveis, certificar se os clipes estão devidamente fechados.
• A junta de vedação pode estar danificada. Contactar um serviço de assistência técnico autorizado para a sua substituição.
Depois de seguir as instruções do manual do utilizador para colocar o aparelho em funcionamento, certificar-se de que a tomada elétrica funciona ligando outro aparelho. Se ainda não funcionar, não tentar desmontar ou reparar o aparelho. Dirigir-se a um Serviço de Assistência Técnica autorizado para proceder à sua reparação.
• Fritar batatas: - Passar as batatas cruas por água a ferver para eliminar o amido e assim evitar que se peguem umas às outras. - Secá-las com um pano, colocá-las no cesto e deixá-las fritar durante 8 minutos, tirá-las e esperar que a temperatura da fritadeira aumente e colocar o cesto com as batatas fritas na fritadeira durante 2 ou 3 minutos para dourar. • Para fritar batatas congeladas, nunca verter o conteúdo diretamente no cesto ou acima do nível do óleo, remover a maior quantidade de gelo possível e secá-las com um pano antes de as colocar no óleo a ferver. • Para fritar outros alimentos de modo uniforme, cortá-los em pedaços não muito grandes e do mesmo tamanho. • Adicionar sal ou temperos aos alimentos fritos a uma distância adequada a fim de evitar que os mesmos caiam dentro da fritadeira.
As fritadeiras elétricas são controladas por um termostato que foi concebido para manter o óleo à temperatura certa com vista a evitar o sobreaquecimento e a ignição do óleo, o que as torna mais seguras. A maior parte das fritadeiras também inclui um sistema térmico de segurança que corta a corrente quando estas ficam demasiado quentes. Outras características de segurança incluem janelas de observação, para que os alimentos que estão a ser confecionados estejam visíveis, paredes frias, para impedir que a parte exterior da fritadeira fique demasiado quente, e tampas com sistema de fecho, que evitam projeções de óleo aquando da preparação dos alimentos e que reduzem o risco de o óleo se entornar caso a fritadeira seja derrubada.
Pode existir demasiada água no óleo. É fundamental secar bem os alimentos e remover quaisquer vestígios de gelo dos alimentos congelados antes de os confecionar. Se existir demasiada água no óleo, esta irá ferver, fazendo transbordar o óleo para fora da fritadeira.
O óleo de amendoim começa a deitar fumo muito mais cedo do que a maior parte dos óleos vegetais, pelo que pode começar a libertar fumo às temperaturas adequadas para fritar. Além disso, também liberta um ligeiro odor que pode ou não ser desagradável.
A água e o óleo não se misturam: se forem misturados e sobreaquecidos, a evaporação súbita da água pode fazer com que o óleo salpique. Retire sempre o excesso de água de alimentos antes de fritar para garantir que a quantidade de água no óleo é mínima. Nunca coloque alimentos (em especial, alimentos congelados) diretamente no cesto ou sobre a fritadeira, porque o gelo irá deixar água no óleo. Não cubra o cesto de fritar com a tampa após a utilização, porque pode produzir condensação na fritadeira. Não permita que a tampa produza condensação que goteje para dentro da fritadeira. Nunca armazene nem utilize a fritadeira no exterior, uma vez que produz condensação.
A fritadeira nunca deve funcionar com níveis de gordura a ultrapassarem a marcação de enchimento máximo porque poderá transbordar. Retirar a gordura em excesso com uma concha.